sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Um mercado de tendências

Antes de mais nada, gostaria de dizer que esse não é um blog político. Se você veio aqui esperando que eu fale sobre política o tempo todo, sinto muito mas não é esse o objetivo da Rebelução. Claro que o teor político será alto, pois o resultado de uma rebelução de vários jovens sozinhos, é uma transformação política no geral. Mas é só a consequência, não o tema em debate. Mesmo assim, isso não é um blog adolescente dentro do padrão imposto pela sociedade.

Deletei todos os meus antigos blogs (que eram muito banais, por sinal), com o objetivo de me focar apenas nesse. E não pense que sou melhor que alguém pois sacrifiquei meus "filhos"(os blogs), isso não é verdade. Eu só estava cansada de viver a mesma vida de antes. Na verdade, estava cansada de como o mundo funciona, seguindo tendências. E era isso que eu esava fazendo com os meus blogs, seguindo tendências...

E é exatamente esse o tema do meu post: tendências. Você já percebeu como as pessoas se deixam levar por um comercial bem produzido, pelo o que uma celebridade fala ou até mesmo por saber que muitas pessoas fazem ou vestem ou provam disso ou daquilo? O nosso mundinho jovem está cheio disso, e se trata de um conceito novo, muito novo.


O resultado dessas tendências são grupinhos de adolescentes, uns iguais aos outros, que fazem as mesmas coisas, tem os mesmos comportamentos, todos juntos. Na sociologia, esses grupos são denominados "tribos urbanas". Torcidas organizadas, Emos, Punks, Otakus, Nerds, Emos Coloridos, são todas tribos urbanas. Até mesmo aqueles que são os anti-tendências, um grupo diferente dos demais, também se enquadram em tribos urbanas.

Então o livro Radicalize lançou mais uma tribo urbana? Não. O livro Radicalize quer quebrar esse conceito. Como? Fazendo os jovens verem que nós podemos ser sim pessoas com personalidade própria, que são adultos e não tem medo de grandes desafios. O livro quer acabar com as baixas expectativas que nós, jovens, e os adultos já mais velhos tem de nós. Ele(o livro), mostra que somos grandes, fortes, e inteligentes, mas que estamos presos aos conceitos da sociedade.

Vamos nos juntar a Alex e Brett, e nos rebelucionar desde nossas atitudes, até mobilizar a todos os jovens que estão ao nosso alcance.

Um comentário:

  1. Oiee quando li o livro, tb fiquei com muita vontade de criar um blog Brasileiro sobre o assunto, já que não existia... Então, pelo título do blog os posts terão mais a ver com a rebelução pra vc, mas gostaria de participar tb, se possível!! tive algumas ideias quando pensei em criar o blog e lendo o blog dos meninos tb... bom, se quiser mais uma rebolucionária, estarei aqui!! =D entra em contanto pelo blog ou por twitter!!

    ResponderExcluir